segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Meu Fiat Oggi 1984 Série especial "Pierre Balmain"

Essas são fotos do anúnicio da Internet de onde comprei ele, de Janeiro pra Fevereiro de 2010:





Agora fotos recentes de 2011:





Ta melhor não? Ainda está em espera de restauração complerta, qual nao vai demorar muito e postarei todo processo no blog.

Pra quem não conhece, o Oggi (hoje em italiano) é uma versão Sedan do Fiat 147 da linha Spazio, de motor 1.3 e apenas nas versões CS (Confort Super) e uma esportiva CSS (Confort Super Sport) de motor 1.4 muito rara de 300 unidades fabricadas em 85, ultimo ano de sua produção sendo substituido pelo Premio. Foi fabricado apenas de 1983 a 1985, porisso um carro muito raro de se ver nas ruas, (Eu mesmo nao vejo nunca). Porem muito fácil sua manutenção pois suas peças são em maioria as mesmas do 147 e inclusive do Uno. Apenas peças de acabamento, sobretudo específicas desta versão são difíceis de se encontrar, mas podem ser encontradas eventualmente na Internet.

Nao bastasse o Oggi ser raro por sí só, comprei sem saber uma série especial fabricada apenas de Janeiro a Março de 84 (mais raro que o Oggi CSS) chamada "Pierre Balamin", um estilista de moda contratado na época pela Fiat para dar o seu "Toque" no acabamento do carrinho, essa com certeza uma jogada comercial interessante para agradar o público feminino, É... Eu tenho um carro de mulher e dai??.
Como diferença dos demais, veio somente em Bege Áureo, possui um acabamento monocromátido, com peças plásticas por dentro e por fora na cor marrom (chocolate) incluindo painel, volante, para-choques e grade, frisos laterais das portas até as maçanetas e as molduras das lanternas, e um estofado também em veludo marrom inclusive nas forrações das portas. Possui um logotipo "PB" do estilista em dourado no painel, nos parasóis ambos com espelhos, no carpete, e por fim nas portas ao lado de sua assinatura onde normalmente estaria o logotipo 1300.
Mas o "ovo de páscoa" da série estava nas duas malas da grife do estilista que vinham no porta-malas, aliás um "latifundio" como foi chamado na época pela revista Quatro Rodas, de 445 litros, superando até o do GM Opala. Infelizmente já nao tinha malas la dentro quando comprei o carro de segundo dono, mas é um carro de muito bom gosto e tão bem acabado que se você igualmente tem bom gosto e gosta de originalidade em antigos, fica receioso até de pendurar dados no retrovisor.

11 comentários:

Teylor disse...

Olá amigo, muito lindo seu Oggi.. Tenho um 147 TOP 82, modelo muito raro tambem.. tambem vem somente na cor bege aureo, e com detalhes internos marrom.. o meu esta em estado final a restauração..
abraços.

CΘNĐE ŦEЯRANΘVA disse...

Legal cara, se puder suba fotos dele, vamos compartilhar nossas relquias.

Anônimo disse...

Olá amigo,gostei mto do Oggi!Meu noivo tem um bem parecido...graças a vc descobrimos que o dele tbm é essa versão Pierre Baldi,ele é o quarto dono do carro temos o manual do proprietario e o livro de garantia da época.Somos apaixonados pelo nosso "caixotinho".Parabéns pelo carro!!!Assim que conseguir as malas posta uma foto pra gnt ver...

CΘNĐE ŦEЯRANΘVA disse...

Obricado cara anônima, que bom poder ter ajudado a compartilhar informações e resgatar a história dos nossos pequenos grandes Fiat de pedigree!
Parabens, como vê é uma raridade sem igual, preservem a originalidade, se puderem mandem fotos dele para conde.terranov@yahoo.com.br e contribua com o blog, ok!

Essas malas, hummm talvez consiga umas replicas, mas uma original da grife Pierre Balmain, complicado e caríssimo eu nem sei o modelo rsrsr..

É bom ver um casal cutrindo um Oggi, o meu banco do passageiro vive vazio rsr...

Saudações

C. TERRANOVA

Anônimo disse...

Tenho um oggi 84 tambem... e não sabia das diferenças obrigado.
mas tenho dificudades de achar algumas peças para recuperar sua originalidade...

Jorge Pinho disse...

Nos procure no "eu tenho um fiat 147" no facebook. Será um prazer saber como anda o carrinho.

salviano disse...

Belo carro amigo!!! E raríssimo!!!
Poste fotos do seu carro nos grupos e sane todas as suas duvidas, além é claro de fazer novos amigos!!!

https://www.facebook.com/groups/230036010439709/

https://www.facebook.com/groups/203396366514810/

Abs Bruno Salviano

Anônimo disse...

Conde... Que legal teu post, eu que vendi esse Oggi para vc aqui de Curitiba enviado por um caminhão kkkkk
Olha bateu saudades do bixinho, fiquei um bom tempo com ele e nunca me deixou na mão, e todo esse tempo nem imaginava que se tratava dessa versão especial.

Se estiver com ele me mande + fotos
hudsonhz@gmail.com

Abcs

Unknown disse...

Bom dia, tudo bem? Sou de Curitiba. Tenho um Oggi CS 1984 na cor Bege Aureo original. Estou cismado se ele é ou não Pierre Balmain. Quais são os detalhes no painel e simbolos que o diferenciam? Porque ele é mococromático também, infelizmente os bancos não são mais originais e a pintura dos plásticos laterais são pretas (pode ter sido trocadas). Vai que temos um irmão gêmeo do seu lindo Oggi?
Se quiser posso lhe enviar fotos. contato@alfabetaonline.com.br
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Comprei um OGGI, deste ano pra desocupar lugar, e não sabia que era um Pierre Balmain..ficou parado no tempo por mais de 15 anos, quase furou o teto, estava bem completo, com todos os logotipos, borrachoes laterais, calotas ainda pintadas de bege aureo, agora está em faze final de restauração, estou procurando muito o modelo das malas que vinham no porta-malas, para tentar fazer umas "réplicas" o carro esta com 25.000km originais, pena que tanto tempo parado tive que retificar o motor, uma pena.

Unknown disse...

Boa noite! Cara tô com um igual o seu, como descobrir?